Se você não aguenta mais o seu gato fazendo as necessidades fora da caixa de areia, é preciso entender o que pode estar acontecendo. Normalmente, é um sinal de que algo não está certo. Os motivos podem ser variados e é preciso muita paciência e observação para encontrar as razões. Só a partir daí, será possível resolver o problema e garantir o bem-estar do seu peludo de estimação.
Vamos às possibilidades:
1 – Ele pode estar descontente com algo relacionado à caixa: pode ser o tamanho, o formato, a higiene, quantas caixas tem na casa e até mesmo o lugar onde ela está.
- Sim, a localização da caixa de areia pode influenciar o uso pelo gato. Se ela estiver em um lugar barulhento, movimentado ou de difícil acesso, o felino tende a não se sentir seguro ou confortável para utilizá-la.
- Limpeza é fundamental! Gatos são animais extremamente limpos e podem deixar de usar uma caixa de areia que esteja suja ou que não tenha sido limpa com a frequência necessária. Se a caixa de areia estiver cheia ou mal cheirosa, o gato pode procurar outro local da casa mais limpo para fazer as suas necessidades.
2 – Problemas de saúde: infecções urinárias, pedras na bexiga, diabetes ou doença renal, podem fazer com que um gato evite a caixa de areia. Esses males costumam causar dor ou desconforto ao urinar, fazendo com que o gato associe a caixa de areia à dor e, assim, fuja dela.
3 – Conflito social com outros gatos: ele pode estar sendo impedido de usar a caixa, por ter menos caixas que o número de gatos ou até conflito com outro felino de fora da sua casa. Se você tem mais de um gato, é importante ter caixas de areia suficientes. A regra geral é ter uma caixa de areia por gato, mais uma adicional. Além disso, uma caixa de areia deve ser grande o suficiente para que o mascote se mova confortavelmente dentro dela.
4 – Alterações na rotina ou no ambiente: mudanças de móveis da casa, reformas significativas ou viagens. Tudo isso pode causar desconforto e fazer com que o gato evite a caixa de areia, já que os felinos são muito ligados ao ambiente tranquilo e rotineiro.
5 – Ansiedade: o gato pode estar ansioso com algo que não tem nada a ver com o xixi, aí ele faz tudo em qualquer lugar, menos na caixa.
Dicas que valem ouro
Ensinar um felino a usar a caixa de areia costuma ser relativamente simples, pois a maioria dos gatos tem uma tendência natural para enterrar seus dejetos.
- Acostume seu gatinho com a caixa desde pequeno, caso o receba filhote.
- A caixa deve ter tamanho suficiente para que o gato possa se virar confortavelmente e a borda deve ser baixa o suficiente para que o gato possa entrar e sair facilmente, especialmente para filhotes ou gatos idosos.
- Ela pode ser coberta ou descoberta: alguns gatos escolhem caixas escondidas, enquanto outros escolhem descobertas.
A tarefa pode não ser fácil, mas é necessária. Observar o comportamento do seu gato e considerar os possíveis fatores é fundamental para tomar medidas e incentivar que ele se sinta confortável e seguro ao usar uma caixa de areia. Consultar um veterinário também é indispensável para descartar problemas de saúde ou tratá-los, recebendo orientações adequadas.
E aí, na sua casa a caixa de areia está em dia?